quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Airbus A320-232 Tam Linhas Aereas


Bom Dia Pessoal!!! Vamos Acompanhar a Historia Deste A320 Da Tam...

O Airbus A320 é uma aeronave comercial para passageiros construído pela Airbus. Em 1981 a companhia anunciou que desenvolveria uma aeronave para rotas médias e curtas, com capacidade para até 190 passageiros. Seria a primeira aeronave do consórcio de fuselagem estreita, o primeiro produto para rotas curtas de menor densidade. Desde 1977 a Aerospatiale estudava uma aeronave com estas características, sob a designação AS.200. Um conceito de sub-família foi estudado, variando basicamente o comprimento da fuselagem, internamente conhecidos como SA-1, SA-2 e SA-3.

O SA-1 viria a tornar-se o A320 para 162 passageiros, nas versões -100 e -200, com pesos e alcances e diferentes. Lançado oficialmente em 1984, o A320 foi encomendado pela Air France e British Caledonian. O primeiro protótipo voou em fevereiro de 1987, equipado com dois motores CMF56, e a homologação pela JAA um ano mais tarde, em fevereiro de 1988.

O A320 tornou-se referência em tecnologia, com avanços inéditos: é o primeiro avião comercial subsônico totalmente comandado pelo sistema FBW (Fly-by-wire) do mundo, e uma novidade que provocou polêmica: dispensando os manches de controle, substituídos por side-sticks, mais parecidos com joysticks usados em vídeo games. Além disso, os computadores do avião "assumiriam o comando" da aeronave caso alguns parâmetros de controle fossem desrespeitados. Essa filosofia de controle foi duramente criticada pelos concorrentes.

Tanto assim que, no princípio de operações, esse radical avanço tecnológico provocou pelo menos 3 acidentes fatais, em que as tripulações "brigaram" com a máquina pelo comando da própria.

Hoje, o A320 é o modelo de maior sucesso da empresa, e pode ser no futuro uma das aeronaves comerciais mais vendidas da história da aviação.

A TAM Linhas Aéreas é uma companhia aérea brasileira. Detém a liderança em número de passageiros transportados no Hemisfério Sul. Está consolidando uma estratégia de crescimento com o objetivo de ser uma das maiores empresas de aviação do mundo. O faturamento em 2008 foi de aproximadamente R$ 10 bilhões, sendo uma das 50 maiores empresas do país.[1].

Sua sede está localizada em São Paulo, que é seu principal centro de operações. Faz parte do Grupo TAM Linhas Aéreas, que é proprietária também da TAM Airlines (TAM Mercosur), subsidiária paraguaia, TAM Cargo, TAM Viagens e a TAM Aviação Executiva.

Opera 42 destinos dividos por todos os estados brasileiros, e opera rotas internacionais para: América do Norte, América do Sul e Europa.

A TAM possui uma frota composta por aviões Airbus e Boeing. Foi fundada em fevereiro de 1961 como empresa de táxi aéreo na cidade de Marília, interior de São Paulo (TAM – Táxi Aéreo Marília). Iniciou suas atividades com quatro Cessna 180 e um Cessna 170, transportando mercadorias e passageiros entre os Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário