sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Boeing 767-300 Lan Airlines


Boa Noite A Todos... Venho Novamente Trazendo esse Maravilhoso 767 da LAN Que Foi Feito Pelo Marco Tulio Valadares...

O Boeing 767 é um avião birreator desenvolvido e fabricado pela fabricante norte-americanaBoeing.

O modelo foi introduzido juntamente com o 757, no final da década de 1980. É um widebody, ou seja, têm a fuselagem larga com dois corredores e configuração de assentos 2x3x2 na classe econômica. O Boeing 767, com um longo alcance e baixo custo operacional, foi o principal responsável pela grande popularização dos vôos transatlânticos entre a década de 1970 e a década de 1980.

É a aeronave que mais cruza o Oceano Atlântico diariamente - mais 767s cruzam o Atlântico diariamente do que qualquer outro avião. Será substituído futuramente pelo 787.

O Boeing 767 foi projetado para receber entre 200 e 300 passageiros, e surgiu para atender uma exigência do mercado, que necessitava de uma eronave intermediária entre o modelo 737 e o 747. Fez seu primeiro vôo em 26 de Setembro de 1981. Tratava-se de um 767-200, matriculado como N767BA e dotado de dois motores Pratt & Whitney modelo JT9D de 50 mil libras de empuxo cada.

O 767 também foi a primeira aeronave widebody projetada para que apenas dois pilotos pudessem comanda-la, não exigindo um terceiro tripulante, o engenheiro de vôo.

Seu teve início em 14 de julho de 1978 com a encomenda de 30 modelos pela United Airlines. Em 19 de agosto de 1982 o primeiro 767 foi entregue, porém, a aeronave só entrou em serviço em 8 de setembro de 1982, quando realizou a rota Chicago-Denver.

Em março de 1984 surgiu o 767-200ER, uma versão que tem um alcance superior, mesmo quando muito pesado, e um tanque central adicional para permitir vôos ainda mais longos. A primeira companhia a opera-lo foi a Ethiopian Airlines.

Ainda durante o início da década de 1980, a Boeing fazia estudos para conceber uma versão um pouco maior do 767. O resultado foi o 767-300, que possui 6,4 metros a mais de comprimento que o modelo -200, teve seu projeto iniciado em 29 de setembro de 1983, quando a Japan Airlines encomendou a aeronave. O primeiro 767-300 foi entregue em 25 de setembro de 1986, e entrou em operação em 20 de outubro do mesmo ano.

Ainda no ano de 1986 a Boeing realizou o primeiro vôo, da versão com alcance estendido, do modelo -300, o 767-300ER, que teve como primeira operadora a American Airlines, que recebeu a primeira aeronave em 19 de fevereiro de 1988. Anos mais tarde, surgiu a versão cargueira deste modelo, dando origem ao 767-300ERF, que teve como primeira operadora a UPS (United Parcel Service).

O 767 tornou-se uma das aeronaves mais populares para a realização de vôos de travessia do Atlântico, e foi uma aeronave pioneira no uso de ETOPS (Extended Twin-Engine Operations), que é um certificado que as aeronaves bimotoras recebem para poder voar mais tempo sobre áreas aonde não existe uma alternativa próxima.

Quase 20 anos após o início do programa do 767, a Boeing lançou em 1997 o 767-400, que tem 6,4 metros a mais de comprimento que o modelo -300, e 12,8 metros a mais que o modelo -200. Devido ao novo tamanho da fuselagem, o trem de pouso do 767-400 teve sua altura aumentada em 46 centímetros. Também foram feitas mudanças nos pneus, rodas e freios, que neste modelo, são compatíveis com o Boeing 777. Mudanças no cockpit e na cabine de passageiros também foram feitas, seguindo o estilo do 777. O 767-400 entrou em serviço em 14 de setembro de 2000, com as cores da companhia americana Continental Airlines.

O 767, um dos aviões mais populares da Boeing, encontra-se ainda em produção. As versões atualmente fabricadas são o 767-200ER, 767-300ER, 767-300ERF e 767-400ER.

A LAN Airlines S.A., é uma linha aérea chilena com base em Santiago do Chile. É a principal companhia aérea chilena, e uma das maiores da América do Sul, com vôos para a América Latina, Estados unidos, México, Caribe, Oceania e Europa. É membro da aliança aérea Oneworld.

O principal hub da empresa é o Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago, com hubs/cidades focus no Aeroporto Internacional Ministro Pistarini em Buenos Aires, Aeroporto Internacional Jorge Chávez em Lima, Aeroporto Internacional Mariscal Sucre em Quito, Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo em Guayaquil e o Aeroporto Internacional de Miami.

A companhia foi fundada pelo comandante da Força Aérea Chilena Arturo Merino Benitez, e iniciou as operações em 5 de março de 1929, como Línea Aeropostal Santiago-Arica. Recebeu o nome de Línea Aérea Nacional de Chile (LAN Chile) em 1932. Em setembro de 1989, o governo chileno privatizou a empresa, vendendo a parte majoritária das ações para a Icarosan e Scandinavian Airlines System.

Em março de 2004, a LAN Chile e as subsidiárias LAN Peru, LAN Ecuador, LAN Dominicana e LANExpress foram fundidas na marca LAN. No 2º semestre de 2005, a LAN abriu uma subsidiária LAN Argentina na Argentina e opera vôos nacionais e internacionais a partir de Buenos Aires, tornado-se a 3ª maior operadora, atras da Aerolineas Argentinas e Austral. Esta subsidiária também está sob a marca LAN.
A LAN Airlines, possui as seguintes subsidiárias e participações: LAN Cargo (99.4%), LANExpress (99.4%), ABSA - Aerolinhas Brasileiras (73.3%), LAN Peru (70%), LAN Dominicana (49%), LAN Ecuador (45%), LAN Argentina (49%), MasAir (39.5%) e Florida West International Airways (25%). Tem cerca de 11,173 funcionários.

A LAN possui codeshares com a American Airlines para destinos nos EUA, British Airways e Iberia para destinos europeus, para destinos asiáticos possui com a Korean Air, e alguns destinos na Australia com a New Zealand e a Qantas.

Subsidiárias

Um comentário: