sábado, 17 de outubro de 2009

Fokker 100 TAM Linhas Aéreas


O Fokker 100 ou Fokker F-100 é uma aeronave de porte médio projetada e construída pela indústria aeronáutica holandesa Fokker para atender mercados domésticos e regionais. Seu lançamento foi anunciado em novembro de 1983, juntamente com o turbohélice Fokker 50. O primeiro vôo ocorreu em 1987. Foi o maior aparelho construído por aquele fabricante.

O nome técnico da aeronave é Fokker 28 MK-0100, e seu projeto básico de fuselagem e asas, de desenho inglês, teve origem em um outra aeronave similar para 60 passageiros, do mesmo fabricante, chamado Fokker F-28.

Porém, difere na sua fuselagem alongada, que acomoda até 108 passageiros, e na motorização Rolls-Royce Tay, que o tornaram mais econômico e silencioso, no limite de ruído Stage III.

A combinação tornou a aeronave ideal para operar em pequenos aeroportos, e deu o conforto e a velocidade de um avião a jato aos passageiros da aviação regional, garantindo-lhe boas vendas.

A TAM Linhas Aéreas é uma companhia aérea brasileira. Detém a liderança em número de passageiros transportados no Hemisfério Sul. Está consolidando uma estratégia de crescimento com o objetivo de ser uma das maiores empresas de aviação do mundo. O faturamento em 2008 foi de mais de R$ 11 bilhões, sendo uma das 50 maiores empresas do país.[1].

Sua sede está localizada em São Paulo, que é seu principal centro de operações. Fazem parte do Grupo TAM Linhas Aéreas, a TAM Airlines (TAM Mercosur), subsidiária paraguaia; TAM Cargo; TAM Viagens e a TAM Aviação Executiva.

Opera 42 destinos dividos por todos os estados brasileiros, e opera rotas internacionais para: América do Norte, América do Sul e Europa.

A TAM possui uma frota composta por aviões Airbus e Boeing. Fundada em fevereiro de 1961 como empresa de táxi aéreo na cidade de Marília, interior de São Paulo (TAM – Táxi Aéreo Marília). Iniciou suas atividades com quatro Cessna 180 e um Cessna 170, transportando mercadorias e passageiros entre os Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário